• Siga-nos!
igraja_matriz_de_nossa_senhora_da_conceicao_-_cidade_de_araruna_-_paraiba_-_brasil.jpgigraja_matriz_de_nossa_senhora_da_conceicao_-_cidade_de_araruna_-_paraiba_-_brasil.jpgisset
Araruna
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Araruna

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

Araruna
Localizada na mesorregião do Agreste Paraibano (microrregião do Curimataú Oriental), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o município encontra-se numa altitude de aproximadamente 590m, de clima semiárido, ficando a uma distância de 165Km para a capital do Estado João Pessoa.
Araruna é uma palavra originária do tupi a’rara uma que significa arara preta (apesar de terem plumagem azul escura), que existiam em grande número nos primeiros anos de sua fundação.
A história do município remonta entre os anos de 1830 e 1840, quando o Fazendeiro Feliciano Soares do Nascimento, ergueu uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, onde anos mais tardes surgiram as primeiras casas, dando início ao povoado.

A história descreve que no passado as terras que hoje se encontra a cidade de Araruna, era de propriedade de um morador da cidade de Bananeiras, o senhor Estevão José da Rocha, coronel da Guarda Nacional, popularmente conhecido por "Barão de Araruna" (título concedido pelo imperador do Brasil), devido sua grande influência política na região, onde era proprietário de terra no alto da Serra da Araruna durante os idos dos anos 1800.

Criado em 1854 e subordinado ao município de Bananeiras, Araruna recebeu status de município pela lei provincial nº 616, de 10 de julho de 1876.Em 10 de julho de 1876, o presidente da Província da Paraíba, o Barão de Mamanguape, sancionou a Lei nº 616, onde instituía o município de Araruna. O ato solene de instalação do município só viria a ocorrer a 11 de julho de 1877.
O desenvolvimento da cidade de Araruna deve-se a três períodos distintos: com a formação do povoado e 1908, quando se iniciou a construção do Mercado Público, num segundo momento com a construção do Velho Mercado até 1967, quando foi construído o Mercado Novo e com a inauguração do Mercado Novo e se estende até nossos dias.

Em sua divisão administrativa de 1901, figura com três distritos: Araruna, Tacima e Riachão. Na divisão de 1933, com aparece o distrito de Araruna. Outra alteração significativa aparece nas divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, onde volta a figurar com três distritos: Araruna, Tacima e Cacimba de Dentro. Em 15 de novembro de 1938, com o Decreto-lei Estadual nº 1.164, ganha força de município. A comarca foi criada pelo Decreto-lei estadual nº 39, de 10 de abril de 1940.

A cidade de Araruna apresenta bucólicas paisagens naturais, tais como as belas serras da Araruna e da Confusão, e do Parque Estadual da Pedra da Boca inserido neste município, pelo seu clima ameno a maior parte do ano, por nossos tradicionais eventos como o consagrado Araruna Moto Fest, o São João na Serra e Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição.

FOTOS: Carla Belke