• Siga-nos!
vista_parcial_da_praca_joao_pessoa_-_cidade_de_areia_-_paraiba_-_braisl.jpgvista_parcial_da_praca_joao_pessoa_-_cidade_de_areia_-_paraiba_-_braisl.jpgisset
Areia
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Areia

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

Areia
Localizado na microrregião do Brejo Paraibano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial é de 266,569 km², com uma altitude de 623 m e clima amero, ficando a uma distância aproximada de 130km da capital do Estado João Pessoa.
Em 1648, a expedição em busca de recursos minerais de Elias Herckmans, então Governador holandês da Paraíba, percorreu a mando de João Maurício de Nassau a região onde hoje se assenta a cidade de Areia, sem, entretanto nada encontrar. Pouco mais tarde, em meados do século XVII, desbravadores portugueses percorreram a região, tendo um deles, de nome Pedro Bruxaxá. Assim, por muitos anos a região teve como denominação “Sertão de Bruxaxá”.
Com o passar do tempo, devido a um riacho que possuía bancos de areia muito brancas, o povoado passou a ser chamado de Brejo d’Areia, já que o lugarejo fica na microrregião do Brejo Paraibano, região da Paraíba, não muito longe do litoral, que recebe os úmidos ventos alísios vindos do Atlântico e possui uma cobertura vegetal de floresta atlântica, hoje em dia reduzida a pequena porções também conhecida como Zona da Mata.
Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, o município de Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários.
É também muito conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense – entre elas a famosa obra “O Grito do Ipiranga”, encomendada por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura, localizado no Campus da UFPB, onde o turista pode observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e de outros derivados da cana-de-açúcar, a exemplo da cachaça, conhecida exteriormente por seu incomparável sabor.
Areia participou ativamente das Revoluções do século XIX, tais como a Revolução Pernambucana, em 1817, a Confederação do Equador, em 1824 e a revolta do Quebra-Quilos, em 1874.
Aonde ir:
 A Gameleira
 Engenho Triunfo
 Engenho Vaca Brava
 Museu do Brejo Paraibano   Museu da rapadura
 O sobrado de José Rufino
 Monumento Pedro Américo
 Teatro Minerva
 Matriz Nossa Senhora da Conceição
 UFPB Centro de Ciências agrárias