• Siga-nos!
vista_parcil_da_praca_nossa_senhora_de_fatima_-_cidade_de_cajazeiras_-_paraiba_-_brasil.jpgvista_parcil_da_praca_nossa_senhora_de_fatima_-_cidade_de_cajazeiras_-_paraiba_-_brasil.jpgisset
Cajazeiras
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Cajazeiras

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

O município de Cajazeiras está localizado no interior do Estado da Paraíba. Pertence à Mesorregião do Sertão e à Microrregião de Cajazeiras. Está a uma distante de aproximadamente 468Km da capital João Pessoa. Ocupando uma área de 565,899 km²
O município Cajazeiras foi desmembrado de Sousa em 1863. Seu nome faz referência a uma fazenda fundada no século XVIII por Luiz Gomes de Albuquerque, onde existiam várias cajazeiras, árvores que produzem o cajá.
Segundo registros datados do século XVIII, as terras localizadas à margem da Lagoa de São Francisco foram por meio de uma sesmaria, cedidas aos proprietários Francisco Gomes Brito e José Rodrigues da Fonseca pelo governador da capitania da Paraíba, Luiz Antônio Lemos Brito.
Em 7 de fevereiro de 1767, José Jerônimo de Melo, outro governador da capitania, doou parte dessas terras para o pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque, que mais tarde fundou a Fazenda Cajazeiras. Essa fazenda foi doada pelo seu fundador a uma de suas filhas, Ana Francisca de Albuquerque, após o seu casamento com Vital de Souza Rolim, membro de uma família tradicional cearense vinda de Jaguaribe.
Da união matrimonial entre Ana Francisca e Vital Rolim, nasceram alguns filhos, entre os quais se destaca Inácio de Souza Rolim, nascido 1800 e ordenado em 1825 como sacerdote no Palácio Episcopal de Olinda em Pernambuco, onde em 1829, funda a Escolinha de Serraria, que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras.
Em 1834, Ana de Albuquerque funda uma capela, dedicada à sua devota Nossa Senhora da Piedade, que hoje corresponde à Igreja Matriz de Nossa da Piedade. Dois anos depois, a Escolinha de Serraria, que havia sido construída em uma casa feita de madeira, foi ampliada. Sete anos depois (1843), o padre Rolim muda-se para seu sítio de origem, onde ainda residiam seus pais, e funda um colégio de salesianos, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes, atraindo vários estudantes de outras regiões, onde mais tarde alguns deles se tornariam verdadeiras personalidades, entre elas o Padre Cícero, vindo do Juazeiro do Norte, Ceará. Por esse motivo a cidade foiçou conhecida como (A terra que ensinou a Paraíba a ler).
Em 29 de agosto de 1859 o povoado torna-se distrito, criado pela lei provincial nº 5, pertencente ao município de Sousa. Em 23 de novembro de 1863, três meses após a fundação, a lei provincial nº 92 eleva o distrito à categoria de vila e o desmembra de Sousa, tornando-se município, onde no mesmo dia foi instalada a Câmara Municipal.
Em 10 de julho de 1876, através da lei provincial nº 616, a vila foi elevada à condição de cidade

Pra onde ir:

Leblon - O Complexo Turístico Antônio Simão de Oliveira, que ganhou o apelido carinhoso da população de Leblon.
Cristo - Trata-se de uma estátua, imitação do cristo do Rio de janeiro em bem menor escala, tem por volta de 5 metros.