• Siga-nos!
Memorial Dr. Felipe Tiago Gomes
Rua 24 de Novembro, 19 - Picuí - Paraíba
(83) 8118-6136
Average: 3 (2 votes)
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Memorial Dr. Felipe Tiago Gomes

Descrição: 

FELIPE TIAGO GOMES

Nascido no Sítio Barra do Pedro, município de Picuí, em 1 de março de 1921, na Paraíba, O Dr. Felipe Tiago Gomes, assim como tantas outras crianças do Nordeste, teve uma infância repleta de adversidades.

Como ele mesmo gostava de frisar, “minha meninice foi semelhante à de milhares de outras crianças sertanejas, pés descalços e picados por espinhos impiedosos, mãos calejadas pela enxada, incômodos beliscões das juremas e da colheita do juá”.

Filho caçula, recebeu lições de sua irmã Francisca, que servia de reforço das aulas que tinha na escola de Dona Nativa. Mais tarde, após ter freqüentado a escola pública de Picuí, de 1933 a 1935, foi conduzido pelo Professor Pereira do Nascimento ao Colégio Pio XI, localizado na cidade de Campina Grande, onde terminou o ginásio, ano em que coincidiu com a morte de sua mãe.

Após o término do ginásio, por conta das condições financeiras, foi obrigado a retornar para Picuí. Mas com auxílio do Juiz de Direito, José Saldanha, e do dentista Doutor Morais, o menino Felipe foi conduzido a Recife.

Na Capital pernambucana trabalhou como porteiro e em seguida como bibliotecário, onde teve contato com diversas obras literárias, dentre elas, “O Drama da América Latina, do escritor John Gunther, onde é retratada uma experiência de Haya de La Torre para a alfabetização de índios no Peru”. 

Influenciado pela obra, cria a Campanha do Ginasiano Pobre - CGP, hoje Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC.

Em 1944, entra para Faculdade de Direito de Recife, onde ao final do curso, cria o Teatro Universitário.

Filiou-se à UDN (União Democrática Nacional) e formou um núcleo de resistência ao governo de Getúlio Vargas em Pernambuco.

Em 1948, por intermédio do Professor Pereira Lira, Chefe da Casa Civil da República, Felipe viaja para a cidade do Rio de Janeiro, onde pretendia expandir o programa da Campanha democratizando o ensino.

Em 1950, foi integrante da Campanha de Erradicação do Analfabetismo do Estado do Rio de Janeiro. Em 1958, Diretor do Departamento de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro. Nos anos 60, foi Membro Diretor da Associação Brasileira de Educação.

No dia 21 de setembro de 1996, Felipe Tiago Gomes faleceu em Brasília, vítima de complicações cardíacas.

Fotos: 
Compartilhar: