• Siga-nos!
Estação ferroviária de Campina Grande
Centenário - Campina Grande - Paraíba
No votes yet
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Estação ferroviária de Campina Grande

Descrição: 

Entregue em 2 de outubro de 1907, o primeiro trecho do ramal da rede Ferroviária que cortava Campina Grande, com o trem "Asa Branca", ligava o Município de Itabaiana ao distrito de Galante na linha da Great Western, ligando as cidade de Recife a Natal.

Por volta do meio-dia, uma comitiva da empresa Great Western chegou para presenciar a chegada do trem na cidade. Na recepção o prefeito Cristiano Lauritzen, acompanhado de algumas personalidades e da população aguardavam ao momento histórico. O orador da solenidade foi o médico e empresário Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.

O segundo trecho do ramal de 164 Km compreendendo a cidade de Patos e Campina Grande, só foi entregue em 1958, ligando o Nordeste Ocidental ao Oriente, o Ceará ao resto do País. Hoje este ramal é um dos mais movimentados do Nordeste, ligando as cidades de Recife a Fortaleza, seguindo para São Luiz do Maranhão, sendo desativado o Tráfego de passageiros no ramal em 1980.

Segundo o professor Gervácio Batista Aranha, da UFCG, "até a década de 1940, a estação era ponto de destaque no desenvolvimento econômico e cultural da cidade de Campina Grande. O transporte de produtos, a exemplo do Algodão para outros portos do Brasil e Europa, levando e trazendo novidades e riquezas a vidas das pessoas". Sob a alegação de inviabilidades econômicas, o Governo Federal desativou diversos trechos das ferrovias no País.

A nova estação de Campina Grande foi inaugurada no dia 14 de Fevereiro de 1961 pela RFN, no intuito de expandir os serviços ferroviários na cidade. Sua construção remonta ao ano de 1957, quatro anos antes, em virtude da comemoração do cinquentenário da chegada do trem a Campina Grande.

Fotos: 
Compartilhar: