• Siga-nos!
Estação de Trem de Bananeiras
Bananeiras - PB
No votes yet
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Estação de Trem de Bananeiras

Descrição: 

Iniciada em 1910, a Estação de trem de Bananeiras só foi inaugurada de fato no ano de 1925, pela Great Western, com apenas 35 Km de estrada concluída, um déficit de aproximadamente 40 Km, o que ligaria ao município de Picuí.

Inicialmente a estrada de ferro se chamava E. F. Independência ao Picuhy, e deveria ligar a estação de Independência de Guarabira.

Em meados do ano de 1921, o ramal só tinha atingido a estação de Manitu e ainda não havia chegado ao município de Bananeiras, apesar da estação já está pronta, mesmo não constando nenhum trilho; o que só ocorreria em 22 de setembro de 1922, após a construção do túnel da Serra da Viração, no governo de Solon de Lucena, onde afirmava que o trem chegaria a Bananeiras nem que fosse por baixo da terra.

Na época, Bananeiras era a maior produtora de café da Paraíba e o segundo do Nordeste, chegando a produzir cerca de um milhão de sacas por ano, mesmo com um sistema de transporte precário, onde seus grãos disputavam mercado com os produzidos no Vale do Paraíba do Sul em São Paulo.

Sua estagnação ocorreu no ano de 1966, quando o trem deixou de circular pelo ramal do município, e em 18 de abril de 1970, foi oficialmente desativado, o que causaria uma enorme nostalgia nos moradores daquela comarca.

Hoje ainda é possível observar a imponência da época da aristocracia rural, onde os casarões daquela época ainda resistem ao tempo em que o café movia toda uma sociedade.

Compartilhar: