• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Alagoa Nova

Alagoa Nova

O município localiza-se na unidade geo-ambiental do Planalto da Borborema, possuindo uma área territorial de 122 Km quadrado, com uma distancia aproximada de 146 Km para a Capital João Pessoa.

Alagoa Nova foi criada com essa denominação pela Lei provincial nº 6 de 22 de fevereiro de 1837 e instalado em 27 de fevereiro de 1851, onde foi inicialmente subordinada a cidade de Campina Grande. Foi elevado á categoria de vila com a mesma denominação pela Lei provincial nº 10 de 5 de setembro de 1850, sendo desmembrada de Campina Grande nesse mesmo ano.

O município foi palco da Revolta do Quebra-Quilos, em 1874. Nesta ocasião, o arquivo da prefeitura foi incendiado, o que fez com que parte da história do município fosse perdida.

Em 5 de junho de 1900, foi extinta a Vila de Alagoa Nova. Foi novamente elevado á categoria de município com a denominação de Alagoa Nova, pela lei nº 215, de 10 de novembro de 1904.

Quem visita o brejo paraibano, não pode deixar de se deliciar com as belezas naturais da cidade de Alagoa Nova.

Além de conhecer o município e seus atrativos, os visitantes ainda se deliciam com a natureza que foi bastante generosa com esta região, a exemplo das Corredeiras naturais, as Cavernas Subterrâneas, o Lago do Queira Deus e as Quedas D’água de Furnas, Caldeirão, Pina e Cachoeira do Aurélio.

Também vale a pena fazer um passeio até os engenhos Beatriz e Santa Rita, que produzem mel, aguardente e rapadura. Uma verdadeira aula de conhecimento histórico, totalmente preservada e repassada de geração em geração.

Aonde ir em Alagoa Nova

  • Parque da Lagoa Manoel Pereira
  • Engenho Vitória e olho D' água
  • Trilha da Pedra d´Água
  • Cachoeira de Boa Vista
  • Teatro Municipal Otávio Lima Leite

Padroeira de Alagoa Nova:

  • Nossa Senhora Santana, 26 de Julho.