• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Patos

Patos

Localizado na mesorregião do sertão paraibano, o município de Patos fica a uma distancia 307 Km da Capital João Pessoa. Sua sede localiza-se no centro do Estado interligando-o com toda a Paraíba e viabilizando o acesso aos Estados do Rio Grande do Norte, pernambuco e Ceará, sendo considerado o 3º pólo do Estado da Paraíba.

A cidade de Patos está inserida entre as cidades do interior que mais crescem em todo o Brasil, conquistando a  16ª colocação no ranking dos 20 municípios que devem apresentar maior consumo entre 2010 e 2020, sendo apontada como 3º maior potencial de consumo da Paraíba subindo 28 posições em comparação com 2013, ultrapassando Santa Rita e perdendo apenas para a capital (R$ 13,3 bilhões) e Campina Grande (R$ 6,5 bilhões), ocupando a 327ª colocação no ranking nacional.

Polariza geograficamente cerca de 70 municípios dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da própria Paraíba atingindo um raio de 170 Km, totalizando uma população superior a 700 mil pessoas.

Os primeiros elementos civilizados a penetrarem na região foram os membros da família Oliveira Ledo, que fundaram algumas fazendas de gado, tendo encontrado forte resistência por parte dos gentios, outras foram sendo formadas por colonizadores portugueses, que ali se estabeleceram com seus escravos.

Segundo a tradição, a denominação de Patos originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada ás margens do rio Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes.

Por volta de 1752, o Capitão Paulo Mendes de Figueiredo e sua mulher Maria Teixeira de Melo, que residiam nos sítios de Patos e Pedra Branca, doaram parte de suas terras a Nossa Senhora da Guia, edificado a cidade de Patos, tendo início a construção da capela em 1772, e a 6 de outubro de 1788, por provisão Régia, nº 14, foi criada a Paróquia de Patos.

O distrito foi criado com a denominação de Patos, por provisão de 1788. Elevado á categoria de vila com a denominação de Patos, pelo decreto, de 13-12-1832, desmembrando assim de Pombal. Instalada em 22-08-1833, e sendo elevado á condição de cidade com a denominação de Patos, pela lei estadual nº 200, de 24-10-1903.

Aonde ir em Patos

  • Parque Cruz da Menina
  • Fundação Ernani Sátyro
  • Matriz de Nossa Senhora da Guia
  • Centro Cultural Amaury de Carvalho
  • Terreiro do Forró
Tags: