• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Zabelê

Zabelê

Localizado na microrregião do Cariri Ocidental paraibano, a cidade de Zabelê possui uma área territorial de 109 km quadrados. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro.

Originária do nome de uma ave, a cidade de Zabelê teve seu início por volta do ano de 1837, quando o então Padre José Gomes Pequeno, vigário de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri, inicio uma série de batismo naquela localidade conhecida como Fazenda de Zabelê.

Com o passar dos anos, em 1938, com as visitas regulares de religiosos e foragidos da justiça, surgiu um pequeno povoado naquela fazenda. Em 1855 o Estado da Paraíba foi tomado por um surto de Cólera, contabilizando naquele povoado várias vítimas.

O Distrito de Zabelê foi criado pela Lei Estadual nº 2776, de 16 de janeiro de 1962, subordinado ao município de São Sebastião do Umbuzeiro. Foi elevado a categoria de município com a denominação de Zabelê sendo desmembrado do São Sebastião do Umbuzeiro em 29 de abril de 1994, pela Lei Estadual de nº 5919.

O município de Zabelê esta localizado no semiárido brasileiro a cerca de 327 Km de distância da Capital João Pessoa.

O município de Zabelê se destaca pela sua riqueza cultural, com eventos que anualmente atrai milhares de pessoas de todo o Estado.

Além da tradicional Festa do Jegue, festa que além da corrida, conta com shows musicais e premiações em dinheiro, vários turistas vêm à cidade conhecer a cavalgada e o famoso Reisado de Zabelê.

Durante todo o ano e especialmente em janeiro, durante a festa de Reis, o Grupo de Trabalho da Associação Cultural de Zabelê, promove apresentações e desfiles do reisado.

Aonde ir e o que fazer em Zabelê

  • Festa do Jegue
  • Pega do Boi
  • Cavalgada
  • Vila Popular
  • Sítio Serra do Fogo
Tags: