Zabelê
Localizado na microrregião do Cariri Ocidental paraibano, a cidade de Zabelê possui uma área territorial de 109 km quadrados. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro.
Originária do nome de uma ave, a cidade de Zabelê teve seu início por volta do ano de 1837, quando o então Padre José Gomes Pequeno, vigário de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri, inicio uma série de batismo naquela localidade conhecida como Fazenda de Zabelê.
Com o passar dos anos, em 1938, com as visitas regulares de religiosos e foragidos da justiça, surgiu um pequeno povoado naquela fazenda. Em 1855 o Estado da Paraíba foi tomado por um surto de Cólera, contabilizando naquele povoado várias vítimas.
O Distrito de Zabelê foi criado pela Lei Estadual nº 2776, de 16 de janeiro de 1962, subordinado ao município de São Sebastião do Umbuzeiro. Foi elevado a categoria de município com a denominação de Zabelê sendo desmembrado do São Sebastião do Umbuzeiro em 29 de abril de 1994, pela Lei Estadual de nº 5919.
O município de Zabelê esta localizado no semiárido brasileiro a cerca de 327 Km de distância da Capital João Pessoa.
O município de Zabelê se destaca pela sua riqueza cultural, com eventos que anualmente atrai milhares de pessoas de todo o Estado.
Além da tradicional Festa do Jegue, festa que além da corrida, conta com shows musicais e premiações em dinheiro, vários turistas vêm à cidade conhecer a cavalgada e o famoso Reisado de Zabelê.
Durante todo o ano e especialmente em janeiro, durante a festa de Reis, o Grupo de Trabalho da Associação Cultural de Zabelê, promove apresentações e desfiles do reisado.
Aonde ir e o que fazer em Zabelê
- Festa do Jegue
- Pega do Boi
- Cavalgada
- Vila Popular
- Sítio Serra do Fogo