• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Picuí

Picuí

Localizado na microrregião do seridó oriental  paraibano, planalto da Borborema, o município de Picuí de acordo com dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 661 Km quadrado, clima semiárido e com uma altitude de 426 m, ficando a uma distância de aproximadamente 235 Km para a Capital do Estado João Pessoa.

A colonização da cidade de Picuí ocorreu entre 1704 e 1706. Registros da época indicam que no dia 26 de dezembro de 1704, alguns moradores ilustres da localidade, a exemplo de Dona Isabel da Câmara, Capitão Antônio de Mendonça Machado, Alferes Pedro de Mendonça Vasconcelos e Antônio Machado requereram, obtiveram por sesmaria, três léguas de terra, cerca de 18 Km de terra, nas proximidade do riacho Pucuhy.

A partir de 1750 até meados de 1760, a região recebeu um grande número de pessoas advindas de diversas localidades que reivindicavam a aquisição de algumas propriedades, que tinham sido instalada pelos primitivos.

O povoamento inicial da região ocorreu onde hoje se encontra o município de Pedra Lavrada, onde foi construída a primeira capela em 1760.

No ano de 1856, o Nordeste brasileiro foi castigado por uma terrível epidemia de cólera-morbo, que dizimou milhares de pessoas. Com os acontecimentos desfavoráveis a população, apavorada com a mortalidade  decidiram recorrer ao Mártir São Sebastião e juntos fizeram uma promessa ao santo, que se a peste os deixasse, construiriam uma capela em sua devoção. O que mais tarde veio a se tornar o padroeiro do Município.

Nesse mesmo período, o Coronel José Ferreira de Macedo, construiu a primeira casa do povoado conhecida como A Venda Grande, sendo aquele considerado o autêntico fundador de Picuí.

No dia 3 de Setembro de 1857, foi celebrada a primeira missa em volta da capela, o que fez surgir em seu entorno, o povoado de São Sebastião do Triunfo.

Em 1874, através da Lei Provincial nº 597 de 26 de novembro, foi criado o Distrito de Paz da Povoação de São Sebastião do Triunfo, onde após alguns dias, passaria a se chamar apenas de Triunfo.

Mas, em 27 de novembro de 1888, quando a povoação foi elevada á categoria de vila, pela Lei Provincial nº 876, passou a se chamar Picuhy.

Assim, o município de Picuí foi criado pelo Decreto nº 323 de 27 de janeiro de 1902, sendo instalado no dia 9 de março. A Lei Estadual nº 212 de 29 de outubro de 1904 mudou a sede do município de Cuité para Picuí. E no dia 18 de março de 1924, Picuí passou ao posto de cidade da Lei Estadual nº 599.

Aonde ir e o que fazer em Picuí

  • Igreja de São Sebastião
  • Festival da Carne de Sol

Padroeiro de Picuí

  • São Sebastião, 20 Janeiro
Tags: