• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

BANANEIRAS

BANANEIRAS

Com a colonização iniciada no início do século XVII, o território de Bananeiras até 1827 pertencia á vila de São Miguel da Baia da Traição, quando em seguida por volta dos anos de 1822 passou para o domínio de Areia, e que por volta de 1835 foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Livramento, sendo elevado á categoria de vila em 9 de maio de 1833. Sua emancipação deu-se em 16 de outubro de 1879 com a lei Provincial nº 690.

Impulsionada pelo cultivo da cana-de-açúcar, em meados de 1800, a cidade foi tomada pela riqueza do café, trazido de Mamanguape por Tomé Barbosa, dando início ao processo de desenvolvimento econômico, o que a tornaria a segunda maior produtora do grão no Nordeste e primeira no Estado. Com a dizimação da lavoura proveniente de pragas, surgiu o cultivo mais tarde do fumo, seguidos pelo algodão e posteriormente com o agave.

Outro período de desenvolvimento na cidade de Bananeiras, ocorreu com a chegada da estrada de ferro impulsionada com a conclusão do túnel da Viração, inaugurada em 22 de setembro de 1922, pelo então Governador Solon de Lucena.

Com uma área territorial de 258 Km quadrado, Bananeiras esta localizada na Serra da Borborema, região do brejo paraibano, a cerca de 141 Km da Capital João Pessoa.

Com um nome bastante sugestivo, o município de Bananeiras faz parte de um dos circuitos culturais mais visitados da região do Estado. Com um relevo ondulado e montanhoso, a cidade tem como atração de destaque a serra do Bebedouro, onde é possível fazer caminhadas e praticar o montanhismo.

Outro ponto de visitação é o Túnel da Great Western, construído em 1927 sob a Serra da Viração. A cidade de Bananeiras ainda conta com o serra Golf hotel, um empreendimento que se destaca a nível de país pela sua beleza.

Outro destaque é o caminho do frio, que sempre acontece no mês de Julho, coincidindo com o clima agradabilíssimo que propicia bons momentos ao visitante.

Aonde ir e o que fazer em Bananeiras:

  • Serra do Bebedouro
  • Túnel da Great Western
  • Serra Golf hotel
  • Caminho do Frio
  • Engenhos: Rainha e Cascavel
  • Cachoeira do Roncador
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento
Tags: