• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

FAGUNDES

FAGUNDES

Localizada na Região Metropolitana de Campina Grande, no Planalto da Borborema, serra do Bodopitá, no agreste paraibano. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Fagundes possui uma extensão territorial de 162 Km quadrado de área, com uma altitude de 505 M em relação ao nível do mar, de clima tropical, ficando a uma distância de aproximadamente 128 Km para Capital do Estado João Pessoa.

Foi inicialmente povoada pelos índios Cariris, tendo sido doada através de sesmarias a Teodósio de Oliveira Ledo, a cidade teve outros nomes antes do atual, Brejo de Canas Bravas de Fagundes.

No século XIX, mais precisamente em 1874, o povoado foi palco de dois movimentos populares na Paraíba, "Revolta dos Quebra-Quilos" e o "Ronco da Abelha".

Por volta dos anos de 1890 a 1892, a cidade passou pelo seu primeiro processo de emancipação, regredindo a condição de Campina Grande, pelo fato de não possuir mais de 10 habitantes. Assim, em 22 de dezembro de 1961, através da Lei 2.661, o distrito definitivamente a categoria de cidade.

 

Aonde ir e o que fazer em Fagundes:

  • Pedra de Santo Antônio.
  • Serra do Bodopitá

 

Tags: