• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Caraúbas

Caraúbas

Localizado na microrregião do Cariri Oriental, o município de Caraúbas, de acordo com o IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 446 Km quadrado e está localizado a cerca de 240 Km de distância para a Capital do Estado João Pessoa.

Antes habitado pelos índios Cariris, o município de Caraúbas teve seu surgimento a parti de uma fazenda de colonos portugueses do século XVIII, á margens do rio Paraíba.

Incentivada em parte pelo ciclo do açúcar, o povoado logo ganhou contornos de vila já em 1780.

O alferes Custódio Alves Martins, morador da Capitania de Pernambuco, instalou-se na cabeceira nas margens do Rio Paraíba, onde fundou um sítio dando-lhe o nome de Caraúbas, onde antes se chamava Caraibeiras, passando para Carnaúba e posteriormente Caraúbas.

A capela de Nossa Senhora do Rosário, foi construída pelo Capitão-Mor, que também ergueu a primeira casa (feita de pedras) as margens do Rio Paraíba.

Em 1816 foi construída a igreja Matriz de São Pedro. A imagem do Santo foi trazida de Roma pelo Capitão-Mor José da Costa Romeu.

A paróquia de Caraúbas foi criada em 4 de outubro de 1923, onde foi feito o primeiro registro de batizado.

O crescimento do município de Caraúbas se deu a partir do século XX, com a pecuária, com o plantio do caroé e princialmente com o algodão que era exportado para a Itália e Inglaterra.

A primeira professora de Caraúbas foi Dona Henriqueta da Costa Dantas Aragão.

Caraúbas teve seu nome alterado para Carabeiras pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. O nome retornou a Caraúbas pela estadual nº 318, de 07-01-1949.

Sua emancipação ocorreu no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 1 de janeiro de 1997.

 

Tags: