• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Eventos religiosos devem reunir 170 mil pessoas em Campina Grande

Eventos religiosos devem reunir 170 mil pessoas em Campina Grande

Durante o Carnaval, município recebe quatro grandes encontros.
Eventos acontecem de 4 e 9 de fevereiro, com atividades gratuitas.

Na contramão da maioria das cidades que vivem o espírito de carnaval, Campina Grande se transforma em um centro de convergência para eventos religiosos durante este período. O município sedia quatro grandes encontros: Crescer, Consciência Cristã, Nova Consciência e Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep). A expectativa criada pelos organizadores dos encontros é de que cerca 170 mil pessoas participem dos eventos em 2016.

Durante os eventos, são formados mesas de debates envolvendo várias crenças, shows e palestras que levam as pessoas a passarem momentos de reflexão e orações. Este ano, os encontros acontecem simultaneamente, entre os dias 4 e 9 de fevereiro.

Todos os eventos realizados na cidade possuem atividades gratuitas e atraem pessoas de várias partes do Brasil.  A rede de hotéis da cidade tem se preparado para o período e confirma a grande procura por reservas.

Crescer
Para a igreja católica, a comunidade Pio X realiza a 19ª edição do Crescer. O evento vai acontecer na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro e conta com as presenças do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. O Crescer também tem uma programação de shows musicais religiosos, adorações e pregações com representantes de arquidioceses de outros estados e da comunidade católica Canção Nova.

Segundo a organização do evento, durante os três dias a expectativa é que o Crescer receba mais de 50 mil pessoas. “Estamos tendo uma demanda grande de pessoas interessadas que estão aproveitando para passar o carnaval em Campina Grande. Pensamos em aumentar o evento em mais um dia. Porém, devido o receio com a crise financeira em nosso país, desistimos por precaução”, disse Gustavo Lucena.

Um dos momentos mais esperados do Crescer deste ano será a apresentação de relíquias religiosas. São pedaços de ossos de São Louis Martin e Santa Zélie Guérin Martin, que foram pais de Santa Terezinha. Outro momento destacado pela coordenação é o testemunho de um jovem ex-usuário de drogas que acontecerá no último dia do evento. Também foi confirmado um show da banda católica Teto Elétrico.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) vai viabilizar ônibus especiais com rotas diretas entre o terminal de integração, no Centro da cidade, e o Spazzio. As paróquias da diocese de Campina Grande também vão organizar caravanas para a casa de shows.

Consciência Cristã
Entre os dias 4 e 9 também acontece o 18º Encontro da Consciência Cristã, que reúne integrantes

de várias igrejas evangélicas. O evento acontece no Parque do Povo, onde uma grande estrutura está sendo montada para receber cerca de 90 mil pessoas durante os seis dias de evento, conforme expectativa da organização. O encontro terá outros 13 eventos paralelos com atividades no Centro Cultural e igreja próximas ao Parque do Povo.

Este ano a grande expectativa para a Consciência Cristã é a participação do preletor Conrad Mbewe, da Zâmbia, no sul da África, considerado um dos maiores pregadores da atualidade pela igreja evangélica. A programação também conta com pregadores de referência nacional como Augusto Nicodemos, Hernandes Dias Lopes e Solano Portela. Devido à participação de estrangeiros, o evento contará com tradutores.

“São mais de 30 palestrantes escolhidos de maneira seletiva por toda a coordenação do evento, para que as pessoas se sintam atraídas a participar da Consciência Cristã, que tem recebido pessoas de todo o Brasil. É um evento que atende todas as idades”, afirmou o pastor Euder Fáber, coordenador da Consciência Cristã.

Miep
O Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep) é o evento religioso mais antigo de Campina Grande e este ano chega a sua 43ª edição. O encontro acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro na Escola Estadual Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), no bairro Prata. Apenas alguns momentos do Miep são abertos gratuitamente ao público e este é o único evento que cobra taxa de inscrição, pois, segundo a organização, não recebe apoio financeiro do governo.

Este ano o Miep conta com duas novidades. Em meio à programação será realizado o 1º Núcleo de Estudo de Pesquisa Avançado do Evangelho. Além disso, esse ano será lançado o projeto Miep Baby para crianças até 3 anos de idade. Também haverá o Miep Infantil para crianças de 4 a 12 anos e o Miep Jovem destinado a adolescentes e jovens de 13 até 23 anos. O evento terá a participação dos palestrantes Frederico Menezes, Joselma Maria Coelho, Leonardo Machado, Pedro Camilo, Saulo César, Geraldo Campete e do professor Severino Celestino, que é tradutor de hebraico e aramaico.

Para participar de todo o evento, os interessados devem realizar a inscrição pela internet no site do Miep ou na Associação Municipal Espírita, na Rua Ascendino de Moura,115, no bairro do Catolé. O valor da inscrição é de R$ 80. “O Miep se tornou um evento para toda a família espírita e simpatizantes, tendo atividades voltadas para todas as idades. É um momento de integração da família. Em cada dia de evento esperamos receber cerca de 2 mil pessoas. Entretanto, o dia da abertura e encerramento deve ultrapassar essa margem”, disse o coordenador Ivanildo

Araújo.

Nova Consciência
O encontro ecumênico da Nova Consciência completa 25 anos nesta edição e para comemorar o marco, este ano será lançado um selo dos Correios e Telégrafos do evento. O tema deste ano é

“Civilização ou Barbárie: Suas ações vão definir o futuro do planeta”. A programação oficial da Nova Consciência será divulgada até a segunda-feira (25) e poderá ser conferida no site do evento. O coordenador Fábio Ronaldo adiantou que haverá mesas de debates sobre Direitos Humanos, laicidade do país, diversidade religiosa e cultura de paz, respeito e igualdade de gênero e minorias, violência contra a mulher e consciência ecológica.

As mesas redondas acontecem no Sesc Centro, ao lado do viaduto Elpídio de Almeida, no Centro. Paralelo ao encontro, acontecerão outros eventos como o Encontro Nordestino do Movimento Hare Krishna, Encontro de Jogadores de RPG, além de oficinas de Cinema, Consciência Animal, Simpósio de Terapias Alternativas, Encontro Parahybano de Neopaganismo, Encontro Anime Cult, Encontro de Ufologia. A Nova Consciência acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro e durante as noites haverá programação cultural com shows na rua Félix Araújo (Rua das Boninas), no Centro.

“Além do selo especial, um dos momentos marcantes será uma homenagem que preparamos ao mestre Pedro Camargo, que faleceu recentemente. Ele participou do encontro, desde a primeira edição do evento. Temos também a confirmação de palestras com os escritores Bráulio Tavares e Maria Valeria Rezende”, disse o organizador Fábio Ronaldo. São esperadas 25 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

FONTE: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016