• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Pilar

Pilar

Localizado na microrregião de Sapé, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 102 Km quadrados, altitudes de 35 m, de clima Tropical Semiárido, ficando a uma distância de aproximadamente 64 Km para a Capital do Estado João Pessoa.

O povoamento de Pilar teve inicio no fim do século XVII, quando os holandeses ergueram as primeiras fazendas de gado na região em 1630.

Em 1670, foi á vez dos jesuítas, que acompanhados pelos índios Cariris, fundaram o primeiro colégio, dando início ao povoado, cuja população era constituída principalmente de garimpeiros, em busca de possíveis jazidas de ouro existente na localidade.

Em 14 de setembro de 1758, o Governo da Metrópole, diante da escassez de mão-de-obra para a lavoura, determinou a suspensão da exploração do garimpo, transformando a cana-de-açúcar, na principal atividade econômica da região. Assim, no mesmo ano o povoado recebeu status de Vila.

A produção de açucareira trouxe grande prestígio para Pilar, em virtude dos inúmeros engenhos nas várzeas do Rio Paraíba. Tal prestígio foi reconhecido em 1859, quando a Vila recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ficou hospedado no solar do Barão de Maraú, recebendo grandes homenagens.

Anos depois, o distrito foi criado com a denominação de Pilar, por alvará de 01 de outubro de 1765, sendo elevado á categoria de vila com a denominação de Pilar, por carta régia de 14 de setembro de 1758, sendo extinto pela Lei provincial nº 723, de 01 de outubro de 1881, e novamente elevada á categoria de vila, pela lei estadual nº 800, de 08 de outubro de 1885.

Em divisão territorial datada de 15 de julho de 1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Tags: