• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

FCJA tem programação especial pelo Dia Nacional do Museu

Fundação está localizada na Av. Cabo Branco

FCJA tem programação especial pelo Dia Nacional do Museu

Diretora do Museu Casa de José Américo, professora Janete Lins Rodriguez, falará sobre a tradição da política inclusiva

A Fundação Casa de José Américo, por meio do seu museu, vai integrar as atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, com a realização de uma mesa-redonda, na próxima quarta-feira (15), às 8h30, no auditório da FCJA, em João Pessoa. O debate terá como tema central, definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

A programação inicia às 8h30, com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti e da presidente da Fundação Casa de José Américo, Viviane Vieira Coutinho. A diretora do Museu Casa de José Américo, professora Janete Lins Rodriguez, falará sobre a FCJA e a tradição da política inclusiva.

Os temas abordados serão: A importância da preservação das tradições indígenas (Cacique Geral Potiguara Sandro Gomes Barbosa), Memória da Diáspora Africana nos Museus Brasileiros (professora Solange Pereira da Rocha -UFPB/NEABI), Ressignificando a Renda de Bilro na Paraíba: uma contribuição para o resgate da tradição (Gláucia Luna Ieno, do Grupo Raízes do Rendar), A FCJA: uma instituição em constante diálogo com as tradições culturais (professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira – diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA).

Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, por iniciativa do Ibram, com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática.

O período definido para a 17ª Semana Nacional de Museus é de 13 a 19 de maio, na temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

Fonte: portalcorreio.com.br

Foto: Foto: Divulgação

Tags: