• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Festival de Música Clássica reúne dez países diferentes

Festival de Música chega ao terceiro dia

Festival de Música Clássica reúne dez países diferentes

Programação do terceiro dia de Festival tem início às 10h no Hotel Globo.

Mais quatro concertos e duas masterclasses movimentam a programação do 5º Festival Internacional de Música de João Pessoa nesta quarta-feira (29). No dia, músicos de dez países diferentes irão se apresentar, sendo Brasil, Rússia, Bulgária, Islândia, Geórgia, Holanda, Israel, República Tcheca, Polônia e Ucrânia.

A programação do terceiro dia de Festival tem início às 10h no Hotel Globo com a masterclass de violino com a holandesa Tosca Optdam. Nascida em Amsterdam (Holanda), Tosca ganhou o primeiro prêmio no concurso Oskar Back Violin para os violinistas promissores holandeses, realizando o Quinto Concerto da Vieuxtemps no Concertgebouw. Ela já se apresentou em masterclasses de músicos eminentes como Pamela Frank, Ilya Grubert, Theo Olof, Georgy Pauk, Candida Thompson, Frank Peter Zimmermann e Pinchas Zukerman.

Também às 10h, no Hotel Globo, haverá masterclass de viola com o brasileiro Dhian Toffolo. Iniciou os estudos musicais com dois anos de idade e com oito anos entrou no Conservatório Tatuí (SP), onde foi aluno de Adriana Schincariol, Marco Damm, Dario Sotelo, Nelson Seron Rios, Adriano Machado e Pedro Della Rolli, sempre sob a supervisão de Paulo Bosisio. Concluiu o curso de violino aos 16 anos. Atualmente é o professor de viola da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Concertos – Já no período da tarde a programação abre com o concerto dos intérpretes Ana de Oliveira – Violino (Brasil), Marcus Ribeiro – Violoncelo (Brasil) e Dhian Toffolo – Viola (Brasil), no Mosteiro de São Bento, às 14h30. No programa ‘Brasileiro’, serão executadas composições de C. Guerra-Peixe (1914-1993), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e R. Gnattali (1906-1988).

Na Primeira Igreja Batista, às 16h, o Grupo Iamaká, da Paraíba, irá apresentar o programa “Música Medieval/Renascentista & Música Contemporânea da Paraíba”. Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de artistas autônomos, o Iamaká desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.

À noite, o elenco internacional do festival entra em cena, na Igreja do Carmo, às 18h com os intérpretes  Masha Iakovleva – Violino (Rússia), Dimiter Tchernookov – Violino (Bulgária), Ásdís Valdimarsdóttir – Viola (Islândia), Vilém Kijonka – Viola (República Tcheca) e Ketevan Roinishvili – Violoncelo (Geórgia). No Programa serão apresentadas composições de E. Grieg (1843-1907)  e J. Brahms (1833-1897).

Às 20h, na Igreja de São Francisco, irão se apresentar os intérpretes Lucie Horsch – Flauta Doce (Holanda), Asi Matathias – Violino (Israel), Tomasz Daroch – Violoncelo (Polônia) e Victor Stanislavsky – Piano (Ucrânia).

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Fonte: portalcorreio.com.br

Tags: