Localizada na microrregião do Litoral Sul da Paraíba, na mesorregião da mata paraibana. Segundos dados do Instituto de Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o município possui uma área territorial de 183 K quadrados, com clima tropical, ficando a uma distância de aproximadamente 46 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
Inicialmente as terras que hoje comporta a cidade de Alhandra, eram habitadas pelos índios Arataquís, que viviam em constantes combates contra os Tabajaras, que ocupavam a região onde hoje se localiza a Capital João Pessoa.
Conta a história, que uma expedição portuguesa adentrando na região, achou a mesma parecida com a cidade de Alhandra em Portugal, o que os levou a batizar o local com o mesmo nome.
Também remonta da história, que foi desta tribo que o famoso chefe Felipe Camarão, se destacou pelas suas lutas contra invasores das terras brasileiras. Apaziguando a paz entre a sua tribo e os Tabajaras e Piragibes onde hoje se situa o bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.
Em 1749 foi erguida a primeira capela, de onde originou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Alhandra, que ainda possui pinturas restauradas, feitas pelos próprios holandeses.
Em 1758, foi elevada à categoria de 1ª Vila da Paraíba. e elevada a categoria de cidade com a denominação de Alhandra, no dia 24 de Abril de 1959. Sua emancipação política foi consolidada pela Lei nº 2.063.
Padroeira de Alhandra:
Nossa Senhora da Assunção.