Com a colonização iniciada no início do século XVII, o território de Bananeiras até 1827 pertencia à vila de São Miguel da Baía da Traição, quando em seguida por volta dos anos de 1822 passou para o domínio de Areia, e que por volta de 1835 foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Livramento, sendo elevada à categoria de vila em 9 de maio de 1833. Sua emancipação deu-se em 16 de outubro de 1879 com a Lei Provincial nº 690.
Impulsionada pelo cultivo da cana-de-açúcar, em meados de 1800, a cidade foi tomada pela riqueza do café, trazido de Mamanguape por Tomé Barbosa, dando início ao processo de desenvolvimento econômico, o que a tornaria a segunda maior produtora do grão no Nordeste e primeira no Estado. Com a dizimação da lavoura proveniente de pragas, surgiu o cultivo mais tarde do fumo, seguidos pelo algodão e posteriormente com o agave.
Outro período de desenvolvimento na cidade de Bananeiras, ocorreu com a chegada da estrada de ferro impulsionada com a conclusão do túnel da Viração, inaugurada em 22 de setembro de 1922, pelo então Governador Solon de Lucena.
Com uma área territorial de 258 km², Bananeiras esta localizada na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a cerca de 141 km da Capital João Pessoa.
Pra onde ir
Visita aos engenhos: Rainha e Cascavel
Cachoeira do Roncador
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento