Localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano e na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros da região Metropolitana de João Pessoa, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o município de Cabedelo possui uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com altitude média de 3m, de clima tropical, ficando a uma distância de aproximadamente 18Km para a Capital do Estado João Pessoa.
Por volta do ano 1000, com a chegada dos povos tupis procedentes da Amazônia, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do Estado.
Com a chegada dos primeiros europeus no século XVI, a região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguares, localizadas ao norte, e dos tabajaras, que se localizavam ao sul, onde anos mais tarde, se aliaram aos colonizadores portugueses, tornando-se adversários daqueles.
Fundada em fins do século XVI, na década de 1580, pertencia ao município de João Pessoa. Através da Lei 283, de 17 de março de 1908, obteve autonomia, ficando o povoado de Cabedelo elevado à condição de vila. Em 20 de novembro de 1928, perdeu os foros de vila e município, pela Lei Estadual 676, anexando o seu território ao município da capital.
Em divisão administrativa de 1933, voltou a figurar como distrito do município de João Pessoa.
Com a Lei Estadual 1.631, de 12 de dezembro de 1956, voltou Cabedelo à categoria de município, compondo-se de um único distrito.
Aquele diploma legal criou a comarca, por desmembramento da capital. A instalação do novo município estava prevista para 4 de abril de 1959, sendo, instalado em 31 de janeiro de 1957.