Localizado na região Metropolitana de Patos no sertão paraibano ás margens do açude Engenheiro Arcoverde, o município de Condado segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), possuí uma área territorial de aproximadamente 280,913 Km quadrado, e fica a uma distância de 360 Km para a Capital do Estado de João Pessoa.
No ano de 1931, o Engenheiro e Geógrafo Leonardo Barbosa de Siqueira Arcoverde, recebeu a incumbência de construir uma barragem que em parte, se apossaria das terras de Francisco Antônio de Assis (Chico Antônio), cujas terras foram deixadas como herança pelo seu pai e homônimo, conhecido como "Chico Antônio de Condado", falecido em 1906.
Em 23 de abril de 1932, foram iniciadas a construção de pequenas casas, barracas e palhoças para abrigar os operários onde hoje é denominada Rua da Cooperativa. No mesmo ano porém, vieram para a região os primeiros comerciantes, que logo se instalaram fazendo parte da comunidade e consequentemente contribuindo para o seu desenvolvimento.
Em 1933, chega a Condado, o comerciante Raimundo Matias, onde mais tarde passou a ser um grande comprador de couros e de algodão, e em poucos anos se tornaria um dos maiores contribuintes para o crescimento do comercio local.
Durante o período de 1932 a 1953, Condado e Malta passaram pela gestão do Município de Pombal. Pela Lei Estadual nº 985, de 09 de dezembro de 1953 foi criado o município de Malta, com povoação de Condado e Desterro. Em 18 de dezembro de 1961, foi publicado no diário oficial, a lei que transforma Condado em município.
No inicio do seu povoamento, foi construída uma capelinha, provocando a vinda de diversas pessoas para a região. Em 02 de fevereiro de 1995 foi erguida a Igreja Matriz que tem como padroeiro São Sebastião.