Localizado na microrregião do Seridó Oriental paraibano e na região Metropolitana de Barra de Santa Rosa, o município de Frei Martinho possui clima Tropical chuvoso com verão seco. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 246 Km quadrado, ficando a uma distância de aproximadamente 265 Km para a Capital João Pessoa.
Em setembro de 1924, o abastado Januncio Pereira instalou a fazenda Caboré num local onde existia uma mata virgem, da qual foi o desbravador. Por volta do mesmo ano, começou a realizar uma feira onde atraiu a atenção do povo da redondeza. Ao perceber o interesse de outras famílias, iniciou a venda de terras a estas.
Por volta do mesmo período, Januncio Perreia, doou um lote de terras para a construção de uma capela que homenageou Nossa Senhora da Guia, favorecendo o surgimento de uma vila.
Conta a história que um forasteiro vindo perseguido do Rio Grande do Norte recebeu abrigo na cidade onde teve um sonho. Uma vez dizia que o povoado deveria ser mudado para Frei Martinho, nome de um frade alemão muito conhecido na região.
Antes do ocorrido, o Município já havia os nomes de Caboré, Bonita do Januncio e Torrão do Januncio.