Localizado na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 467,523 Km quadrado, com uma altitude de 554 m e clima semiárido, se situando a aproximadamente 222 para a Capital do Estado João Pessoa.
A cidade de Juazeirinho está encravada nas terras onde antes existia a fazenda Juazeiro de propriedade do desbravador Oliveira Ledo, que já há muito tempo habitava o Cariri paraibano. No ano 1753, foi construída a casa sede na fazenda onde serviu de marco para a construção do povoado, que ainda teve como fonte de desenvolvimento, uma considerável criação de gado.
Com a localização estratégicas as margens da principal rota que levava os viajantes ao interior do Estado, aos poucos o lugar atraiu novos moradores, não demorando para se formar um pouso para tropeiros e mascates.
Com o cultivo do algodão e outras culturas, famílias instalaram-se na redondeza construindo novas fazendas circunvizinhas.
Em 4 de novembro de 1913, através de requerimento elaborado pelos colonos e proprietários de terras, e enviado ao Coronel Claudino Alves da Nóbrega, foi realizada a primeira feira.
Com o crescimento notório e vontade dos líderes, logo os esforços no sentido de acelerar sua emancipação ganharam forças, até que em 25 de junho de 1957, através da Lei de nº 1.747, o povoado foi emancipado, tornou o distrito de Juazeirinho cidade, tornando-se livre do domínio de Soledade.