Localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, no Brejo paraibano, o Município de Lagoa Seca, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área de 109 Km quadrado, clima Tropical chuvoso, altitude de 634 m e fica a uma distância de aproximadamente 140 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
As terras onde primeiro foram habitadas pelos índios bultrins, no século XIX, pertenciam ao Coronel José Antônio Alves Pequeno, conhecido popularmente como "coronel Vila Seca".
Por volta de 1929, Cícero Faustino da Silva, construída ás margens da principal via que dá acesso ao brejo paraibano, a primeira casa, que se tornou ponto de parada dos caixeiros viajantes.
Com o passar do tempo, novas residências foram sendo erguidas, dando anos mais tarde a um povoado. Assim foi criado o Distrito de Paz, em 1934. Em 1935, foi inaugurada a primeira capela pelo monsenhor José Delgado inaugurou, tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tornando-se paróquia em 1951, e em 1953, instalado o Noviciado dos Maristas.
Em 1937, seu nome foi mudado para Vila de Ipuarana, mais tarde, restabelecido para a antiga denominação "Distrito da Paz". Mais tarde por volta de 1939, frades franciscano, Colégio Seráfico de Santo Antônio e dando grande impulso para o surgimento da Vila de Lagoa Seca.
Formação Administrativa - Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, figurava no município de Campina Grande o distrito de Lagoa Seca.
Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15 novembro de 1938, o distrito de Lagoa Seca, passou a denominar-se Ipauarana.
Pela lei estadual nº 166, de 05 de novembro de 1948, o distrito de Ipauarana voltou a denominar-se Lagoa Seca.
Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Lagoa Seca ex-Ipauarana, figura no município de Campina Grande, permanecendo até 1 de julho de 1960.
Pela lei estadual nº 3133, de 04 de janeiro de 1964, foi elevado á categoria de município, com a denominação de Lagoa Seca, sendo desmembrado de Campina Grande, sede no antigo distrito. Constituído do distrito sede em 29 de fevereiro de 1964.
TURISMO :
-
A Gruta da Virgem dos Pobres, situada na entrada da cidade;
-
Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (18 de novembro);
-
Procissão de Santo Antônio (13 de junho);
-
Procissão de São Francisco (4 de outubro);
-
Convento Ipuarana.
ATRATIVOS NATURAIS:
-
Cachoeira do Pinga;
-
Sítio arqueológico (limite com o município de Matinhas).