• Siga-nos!
vista-parcial-da-praca-da-independencia-cidade-de-montadas-paraiba-brasil.jpgvista-parcial-da-praca-da-independencia-cidade-de-montadas-paraiba-brasil.jpgisset
Montadas
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Montadas

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

Situado na Região Metropolitana de Esperança, na porção central do Agreste Paraibano, o Município de Montadas segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), possui uma área de 32 Km quadrado, com uma altitude média de 750 m, de clima semi-árido e localizado a cerca de aproximadamente 164 Km para a Capital do Estado João Pessoa.

A história de Montadas tem seu início em meados dos anos de 1902, quando o Sr. Antônio Flor de Araújo comprou, no local onde hoje existe a cidade de Montadas, uma porção de terra medindo seis quilômetros ao Capitão Floripes Coutinho, lhe custando na época o valor de 200 Mil Réis, terras estas que pertenciam ao município de Campina Grande.

Em 1917, Antônio Flor vende as mesmas terras a Manoel Cirino Lira, por 01 conto de réis. Onde este no mesmo ano, fundou a Vila de Montada, e mais tarde doou parte aos seus familiares e ao patrimônio religioso do Sagrado Coração de Jesus, primeiro padroeiro da comunidade.

Em 1928, deu-se início a construção de uma capela, tendo sua 1ª missa celebrada no dia de Natal, do ano de 1930, ainda com a capela inacabada. Só em 1931, é concluída a construção da capela.

Em janeiro de 1944, as terras da então vila de Montada que antes faziam parte do Município sede de Campina Grande, e que logo após foram passadas ao Município de Esperança, foram decretada sob lei a doação ao seu definitivo Município.

No ano de 1947, o prefeito constitucional da cidade de Esperança Júlio Ribeiro da Silva, eleva a Vila de Montada á categoria de distrito.

Após muitas lutas, o Sr. Antônio Veríssimo de Souza conseguiu realizar o sonho dos moradores da então vila de Montada, que era a emancipação Política, que ocorreu em 14 de outubro de 1963 pela Lei Estadual Nº 3088.

Com a emancipação política concluída, o Sr. Antônio Veríssimo de Souza pediu ao então Governador para que a então cidade de Montadas, passasse a se chamar Montadas.