Localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 59 Km quadrado, com uma altitude de 667 m, de clima semi-árido. ficando a uma distância de aproximadamente 232 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
O município de Nova Floresta surgiu por volta de 1870 no sitio estrondo, de propriedade do Sr. Cecílio Ferreira de Araújo, que também era dono das terras circo vizinhas e da casa de farinha pertencente ao município de Cuité-PB.
Com a chegada ao povoado do senhor Benedito Marinho da Costa em 1927, que se estabeleceu com um pequeno comercio, o povoado começou a atrair moradores.
Em 1936, Felinto Florentino de Azevedo doou parte de suas terras para a construção da Capela de São Severino Bispo e mais tarde, para a construção de várias residências, favorecendo o crescimento local.
Em 1938 foi realizada a primeira feira-livre do povoado, que perdura até os dias atuais.
Com o passar dos tempos, o lugarejo foi crescendo e ganhando espaços culturais a exemplo do Floresta Clube, considerado como sendo o prédio público mais antigo da cidade, erguido em 1951.
Em consequência do seu crescimento urbano, a então vila de Nova Floresta, em 29 de março de 1955 foi elevado a categoria de distrito pertencente a Cuité.
Em 1959, Nova Floresta a economia girava em torno do pequeno comércio e da agricultura de subsistência e da cultura do sisal destacando-se as famílias Lima, fazendeiros que deram origem a plantação de agaves elevando a cidade a de maior produtora da fibra no Brasil.
Por intermédio de Felinto Florentino de Azevedo, Benedito Marinho da Costa e Francisco Estevão de Andrade, foi iniciado o processo para a emancipação política da vila de Nova Floresta em 1959. Sendo acatado o pedido em 30 de abril de 1959, elevando o Distrito a categoria de cidade através da Lei nº 2.077.
Apesar de a emancipação ter ocorrido a 30 de abril a instalação oficial ocorreu somente em 6 de junho de 1959.