A vila do artesão foi fundada em dezembro do ano de 2010, na então administração do Prefeito Veneziano Vital do Rego, com a finalidade de se fazer um centro de cultura nordestina na cidade de Campina Grande, através do artesanato produzido pelos artesãos que se distribuíam pela cidade sem local fixo para desempenhar as suas atividades. O surgimento do espaço público veio então para alocar esses artesões, dando oportunidades para que os mesmos pudessem ter um local fixo para produzir, bem como comercializar os seus produtos.
A Vila hoje conta com 77 chalés que são divididos por cerca de 300 artesões, além de uma praça de alimentação que tem como finalidade principal, servir aos campinenses e turistas a comida regional, tradicional na cidade de Campina Grande. São seis ruas nas quais se distribuem os chalés, todas elas com nomes de santos, a exemplo: São José, Santo Antônio, etc.
FIOS
A tecelagem se destaca como um dos mais importantes gêneros artesanais do Nordeste. O entrelaçar dos fios revela a mistura de cores, materiais e a riqueza dos detalhes. ALGODÃO COLORIDO Campina Grande é a única cidade do mundo a trabalhar com produção industrial de produtos e artefatos de algodão colorido. Os produtos de vestuário fazem grande sucesso no setor da moda. MADEIRA Matéria-prima com infinitas possibilidades de criação, a madeira retrata bem a cultura do povo nordestino em forma de santinhos, móveis, acessórios e artigos ornamentais. COURO Símbolo maior da representatividade popular, o couro conta uma história do homem do Nordeste através de sua habilidade na confecção dos artefatos; desde a seleção, o preparo do couro e até acabamento dos produtos. PEDRA A resistência, durabilidade e beleza das peças feitas de pedra eleva o artesanato popular. Trata-se de um material perfeito tanto para uso áreas externas como para ambientes externos. BARRO / CERÂMICA Através das mão habilidades e da sensibilidade dos artesãos, e retratada toda beleza da cultura nordestina e suas peculiaridades em peças feitas de barro, argila e cerâmica artesanal. TRABALHOS MANUAIS
Os talentosos artesãos põem toda a sua criatividade para fora ao apresentar produtos ricos em detalhes e matérias diversificados.
BRINQUEDOS POPULARES
Madeira, papel, tecido... Esses materiais exaltam a magia dos brinquedos feitos á mão, onde o universo lúdico é representado levando adiante a fantasia que estes produtos despertam nas crianças.
COMIDAS REGIONAIS
A mistura de cores e ingredientes oferece aos nossos olhos e paladar, sabores de uma região marcada por deliciosos contrastes, sendo considerada uma das culinárias mais ricas do mundo.