• Siga-nos!
Museu do Algodão
R. Benjamin Constant - Centro Campina Grande
No votes yet
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Museu do Algodão

Descrição: 

Conhecido popularmente como Museu do Algodão, o Museu de História e Tecnologia do Algodão, foi fundada em 1970 e encontra-se no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária de Campina Grande em 1907.

O Museu tem como principal missão, preservar a memória da cultura do algodão, vividos nos áureos tempos em que era conhecido como "ouro branco", onde a cidade de Campina Grande ao alcançar a incrível marca de segundo maior produtor do produto, ficou conhecida como "Liverpool Brasileira".

Em seu acervo, ainda é possível ser visto um dos fardos de algodão, pesando 100Kg, que eram trazidos do interior do Estado nos lombos de burros, pelos tropeiros no final do século XIX.

O prédio onde se encontra o Museu foi tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba), no ano de 2001.

Uma vez em suas dependências, o visitante além de enriquece seu conhecimento histórico acerca do rico acervo ligado ao cultivo e cultura do algodão, ainda tem a possibilidade de visitar o memorial do trem  e a Galeria de Artes Isaias do Ó.

Fotos: 
Compartilhar: