O Maior São João do Mundo foi criado com o objetivo de ser mais que uma festa, mas, um evento histórico, turístico e cultural. Pioneiro em todos os aspectos o evento idealizado pelo então prefeito Ronaldo da Cunha Lima ganhou espaço próprio em 1986 no centro de Campina Grande.
O evento, que dura trinta dias, conta com uma belíssima cenografia , vários espaços onde se festeja a cultura e tradição da região, restaurante e barracas decoradas, shows, quadrilhas e muita animação. A festa ultrapassa o espaço do evento, pois o visitante pode conhecer outros espaços como o Sítio São João, viajar no Trem do Forró e visitar a Vila do Artesão.
O Memorial tem como objetivos: Mostrar a origem e evolução histórica do Maior São João do Mundo; Destacar os principais elemento que compuseram ou compõem o evento; Estimular nos organizadores e população o compromisso com a autenticidade do evento e o debate sobre a importância da tradição e valorização da cultura popular nordestina;
O acervo é composto de imagens da construção e inauguração do Parque do Povo; Cartazes de divulgação do evento; Folders com a programação do evento; imagens do Parque do Povo; Imagens de artistas da terra e quadrilha juninas e Registro de evento através de jornais, revistas e vídeos.
Além da exposição do acervo, o Memorial conta com um espaço destinado aos Santos Juninos onde se encontram expostos imagens dos santos e banners contendo aspectos relevantes da vida de São João. Outro espaço relembra uma casa caipira e seu milharal.
O Memorial disponibiliza roupas e adereços típicos possibilitando aos visitantes a oportunidade de viver a emoção de uma autêntica festa junina ao fazer fotografias nos diversos espaços levando consigo uma bela recordação do Memorial do Maior São João do Mundo.
TEXTO: Memorial do Maior São João do Mundo