A primeira fase do cinema de Campina Grande ocorreu por volta do ano de 1912 com o Cine Apollo e com o Cine Fox em 1918.
Com a introdução do cinema mudo, inicia-se a fase da era de ouro do cinema na Rainha da Borborema.
Em 20 de novembro de 1934 "no auge da era Vargas", o Visionário Olavo Wanderley, inaugura na Praça Clementino Procópio, o que seria a maior sala de exibição cinematográfica da cidade, denominado Capitólio, com capacidade para 1.000 lugares.
Em 1939 seria inaugurado pelo mesmo Olavo Wanderley, o cinema Babilônia, que também comportava cerca de 1.000 espectadores, chegando a durar por mais de 60 anos, sendo o último a fechar suas portas dentre os existentes na cidade.
Assim, o Cine São José foi inaugurado no dia 10 de novembro de 1945 com a exibição do filme "Sempre no Meu Coração".
A exemplo de outros cinemas, o Cine São José, servia para apresentações de espetáculos cênicos e musicais, entre outros espetáculos culturais, tais como peças teatrais, sendo seu grande diferencial, o acolhimento das classes mais pobres da sociedade campinense, que se deliciavam com as matinês realizadas aos domingos.
O grande auge do Cine São José, deu-se por volta dos anos 50, onde o mesmo exibia filmes estrangeiros e brasileiros a exemplo; os trapalhões.
Dez anos após, o referido cinema começa um processo de declínio, com a exigência de igualdade de valores cobrados nas bilheterias dos outros cinemas da cidade. Assim, o Cine São José teve suas atividades encerradas em 03 de abril de 1983, com a exibição de um filme japonês "Kung-fu".