Construído em estilo barroco, o Mosteiro São Bento está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba.
Construído pelos monges Beneditinos, é formado pelo mosteiro e pela igreja, e é tido como um dos mais importantes do Brasil.
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 10 de janeiro de 1957, sua construção data do século XVII, e da igreja, do século XVIII, e ambas as edificações foram construídas sob invocações de Nossa Senhora do Monte Serrat, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590, com a chegada dos beneditinos em João Pessoa.
Foi um dos primeiros locais para cultos religiosos da Capital, sendo considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, como sendo este um monumento considerado como um dos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época.
Em 1995 o conjunto foi restaurado e reaberto ao público, onde nos dias atuais, em seu interior se realizam concertos de música e missas cantadas.