AREIA
Com uma área territorial de aproximadamente 269 Km quadrado. O município de Areia esta localizado na microrregião do Brejo Paraibano mais especificamente na Zona da Mata. Com uma distância aproximada de 129 Km para a Capital João Pessoa.
Com a expansão da cana-de-açúcar na Região do Brejo no século XIX, a cidade de Areia, antes chamada de Brejo D'areia referencia dada a um (riacho que possuía bancos de areia muito brancas) tornou-se o maior município da região, o que já vinha ocorrendo desde o século anterior com a precedente lavoura do algodão. Grandes foram os vultos na campanha abolicionista que teve como liderança Manuel da Silva e Rodolfo Pires, sendo registrado a libertação do último escravo pouco antes da Abolição da Escravatura em todo o país, no dia 3 de maio de 1888. O município ainda participou de várias revoltas a exemplo da Revolução Pernambucana em 1817, confederação do Equador em 1824 e da Revolta do Quebra Quilos em 1874.
O povoado foi elevado á categoria de vila em 30 de agosto de 1818 e, em 18 de maio de 1846, tornando-se cidade.
História e riqueza, assim ficou conhecida uma das mais importantes cidades do Estado de Paraíba. Quem visita esta cidade pela primeira vez, se impressiona com a arquitetura a saber: “única”, onde em cada construção localizadas no centro, nos remete a mais pura história que permanece viva.
Rico em belezas naturais, o município tem na Mata do Pau Ferro que um dos seus destaques. Com 600 hectares de mata atlântica, o parque Ecológico possui uma grande diversidade de fauna e flora. A cidade conta ainda com o balneário (Vale das Águas), conhecidos pela qualidade de suas águas, cujas nascentes estão no próprio local.
No município ainda é possível encontrar vários engenhos antigos como: Ipueira, Vaca Brava, Quati, Viração, São José, Triunfo, Carro Bujari e Mineiro. Uma verdadeira riqueza a ser explorada pelos visitantes, que ao longo dos anos, a natureza guardou com bastante carinho.
Aonde ir e o que fazer em Areia
- Mata do pau ferro
- Vale das águas
- Engenho do Triunfo
- Museu da Rapadura
- Casa de Pedro Américo
- Engenhos
- Theatro Minerva (primeiro teatro do Estado)
- Sobrado de José Rufino
Padroeiro de Areia:
- São Sebastião, 20 de Janeiro.