Esperança
Localizada no brejo paraibano, o município de Esperança possui segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), possui uma extensão territorial de 165, 189 de Km quadrado numa altitude de 631 m. Seu clima é classificado como tropical, e fica a uma distancia de aproximadamente 156 Km a Capital do Estado João Pessoa.
Os primeiros moradores do território que atualmente constitui o município foram os índios Cariris, da tribo Banabuyê. Após várias batalhas travadas, os portugueses conseguiram expulsá-los.
O primeiro colono que tomou das terras de Esperança foi o português Marinheiro Barbosa. Sua casa foi construída perto de um reservatório de água, conhecido como Tanque do Araçá, cuja localidade é hoje conhecida como "Beleza dos Campos".
Conta a história que Marinheiro Barbosa Abandonou suas terras, após a chegada dos irmãos portugueses: Antônio e Laureano e Francisco Diniz, cujas casas ficavam onde atualmente é a Avenida Manoel Rodrigues, a principal da cidade.
O primeiro nome do povoado foi Banabuyê, por conta da tribo Cariri, da sesmaria datada em 1713 e do nome da fazenda surgida em 1860. Ano em que foi construída a primeira capela, cujo lugar atualmente se situa a igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Em 1872 o município recebeu a denominação de Boa Esperança. Mas só em 1908, foi criada a freguesia de Esperança, sendo emancipada em 1º de dezembro de 1925, desmembrando-se de Alagoa Nova.
Em maio de 1925, iniciou-se um levante em prol da sua emancipação política. Esse movimento ganhou força no inflamado discurso de Silvino Olavo, que declamava: "Esperança - Lírio Verde da Borborema - terra de juventude e de fé".
Assim através do Projeto de Lei nº 13, de autoria do Deputado Antônio Guedes, que na época prefeito de Guarabira e líder da Assembléia apresentou na Câmara Legislativa, deu origem a cidade de Esperança e que aprovado em 16 de novembro de 1925.
Finalmente, no dia 10 de dezembro de 1925, foi publicada no jornal "A União" a Lei nº 624, que criava a cidade Esperança, sendo instalado em 31 de dezembro de 1925.