Guarabira
Encravada na Microrregião da Borborema, a cidade de Guarabira é conhecida como a "Rainha do Brejo" por ser a principal cidade pólo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Esta localizada na Microrregião que leva o próprio nome, fazendo parte oficialmente da Mesorregião Paraibana, mas politicamente está inserida no Brejo e da Mesorregião do Agreste Paraibano. Possui uma área de 166 Km quadrados, com uma altitude de 97 m, de clima tropical, ficando a uma distância de aproximadamente 98 Km da Capital João Pessoa.
Tendo como primeiros os índios Potiguares, por volta do século XVI, sua fundação data ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. Em seguida vieram os portugueses e holandeses que edificaram as primeiras moradias dando mais tarde, origem a cidade. Seu nome, na língua tupi-guarani, que dizer "berço das garças".
Em 1755, José Rodrigues Gonçalves da Costa Beiriz, construiu uma capela em devoção a Nossa Senhora da Luz, alusivo a imagem da Virgem que trouxera de Portugal, onde mais tarde se tornaria a padroeira da cidade, conflitando com o padre João Milanês, que em 1730 havia erguido a capela de Nossa Senhora da Conceição.
Por causa do rápido crescimento comercial no setor açucareiro em 1830, a povoação despertou nos legisladores provinciais á necessidade de transformá-la em vila. Então, por força da lei de 29 de Novembro de 1832, foi constituído o Distrito de Paz.
Com o crescimento, em 1837, foi elevado á condição de Vila, com o nome de independência, através da Lei Provincial nº 17 de 7 de Abril de 1837, instalando-se efetivamente no dia 11 de novembro do mesmo ano.
A paróquia de Guarabira foi fundada a 27 de abril de 1837 na época da Vila de independência. Vinte anos depois, no dia 10 de outubro de 1857, foi criado a Comarca de Guarabira, onde viria a ser extinta em 1871 e definitivamente restabelecida, a 25 de julho desse mesmo ano.
Finalmente em 26 de novembro de 1887, por causa principalmente do progresso proporcionada pela estrada de ferro, presidente Francisco de Paulo Oliveira Borges, assinou, a lei 841, elevando a vila da Independência a categoria de cidade com a denominação de Guarabira.
Na passagem do século XIX para o século XX, o principal beneficio á economia na região, se fez com transporte ferroviário associado com o algodão, entre os anos de 1870 e 1920. Da capital, partiu o primeiro trem em 1881, e em Guarabira em 1884.
A estação de Independência foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde D'Eu. Foi ponta da linha que vinha desde o Recife de 1884 a 1904, quando se completou a ligação com a estação de Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte, unindo a partir de então Recife e Natal por ferrovia. Mais tarde, o nome da estação foi alterado para atual Guarabira.
A região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar 101, de 12 de julho de 2011.
PRA ONDE IR
- Memorial Frei Damião
- Museu de Artes Sacras Fernando Cunha Lima
- Teatro Municipal Geraldo Alverga