João Pessoa
Localizado no litoral da Paraíba, a cidade de João Pessoa é também a Capital do Estado e principal centro financeiro e econômico. Sua região metropolitana é composta com mais onze municípios. O município possui uma altitude de 40 m, clima tropical com uma extensão territorial de aproximadamente 211, 475 m quadrados, localizada no ponto mais oriental das Américas.
Apontada como sendo uma das capitais com melhor qualidade de vida do país, João Pessoa é uma das poucas cidades do Brasil que ainda mantêm preservado, um antigo e vasto patrimônio histórico/cultural localizado em seu centro urbano, equiparando-se ao de Olinda (PE), Ouro Preto (MG) e Parati (RJ).
Censos apontam a cidade de João Pessoa como sendo a Capital, com um dos menores níveis de desigualdade do País.
Sendo o terceiro município mais velho do país, João Pessoa já nasceu com status de cidade no dia 5 de agosto de 1585 as margens do rio Sanhauá, sem nunca ter passado pelo processo de vila. Sua fundação se deu pela alta Cúpula da Fazenda Real, com a denominação de Nossa Senhora das Neves" (em homenagem ao Santo do dia), no período do antigo sistema Colonial, tendo como principais funções administrativa e comerciais.
No fim do século XX, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, recebeu o título de "segunda cidade mais verde do mundo", cálculo feito entre a relação de número de habitantes por área verde, ficando atrás apenas da capital francesa.
Sua história remonta há quase dez séculos, período em que os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido á chegada de povos tupis procedentes da Amazônia.
Em 29 de outubro de 1585, a cidade adquiriu o nome de "Filipeia de Nossa Senhora das Neves", em homenagem ao rei D. Filipe II, que na época, acumulava os tronos da Espanha e de Portugal.
Em dezembro de 1634, influenciada pela conquista dos Holandeses, passou a se chamar Frederica, em homenagem ao Príncipe Orange Frederico Henrique, num período de 20 anos.
Com o declínio da chamada Nova Holanda ( João Pessoa/Recife), e com a saída dos neerlandeses, a cidade adquiriu o nome de "Parahyba do Norte" em 1 de fevereiro de 1654 (mesma denominação da capitania), alusivo ao retorno do domínio Português.
O nome João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 por João Duarte Dantas no Café Glória na cidade do Recife, quando se encontrava na posição de presidente do Estado e que era candidato a vice na chapa de Getúlio Vargas. Sua morte bastante controvertida, a um apoio a candidatura do Dr. Júlio Prestes. O que trouxe grande comoção a população, desencadeando a Revolução de 1930, embora se discutia uma possível motivação política.
A primeira capela foi erguida onde hoje se situa a catedral metropolitana com a denominação de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade, dando início ao processo de colonização.
Distancia de João Pessoa para:
Capital dos Estado/Km
Rio Branco - Acre / 4668,2 Km/
Maceió - Alagoas / 375,9 Km/
Macapá - Amapá / 7. 673 Km/
Manaus - Amazonas / 4. 649,8 Km/
Salvado - Bahia / 923,7 Km/
Fortaleza - Ceará / 687, 3 Km/
Brasilia - Distrito Federal / 2.215, 3 Km/
Vitória - Espírito Santo / 1.958, 7 Km/
Goiana - Goias / 2.416 / 4 Km/
São Luís - Maranhão / 1.614, 9 Km/
Cuiabá - Mato Grosso / 3.284, 0 Km/
Campo Grande - Mato Grosso do Sul / 3.171, 1 Km/
Belo Horizonte - Minas Gerais / 2. 171 Km/
Belém - Pará / 2. 069, 2 Km/
Curitiba - Paraná / 3. 165, 8 Km/
Recife - Pernambuco / 119, 4 Km/
Teresina - Piauí / 1.164, 4 Km/
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / 2.448 Km/
Natal - Rio Grande do Norte / 188,8 Km/
Porto Alegre - Rio Grande do Sul / 3.889 Km/
Porto Velho - Rondônia / 4.158, 1 Km/
Boa Vista - Roraima / 5.399, 3 Km/
Florianópolis - Santa Catarina / 3.485 Km/
São Paulo - São Paulo / 2.770 Km/
Aracaju - Sergipe / 618, 0 Km/
Palmas - Tocantins / 2.048, 3 Km/