Puxinanã
Localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, na área geográfica de abrangência do semiárido, segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área de 73 Km quadrado, com clima semiárido, numa altitude de 657 m, ficando a uma distância de aproximadamente 160 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
Seu nome é originário do tupi puxi-nana, que significa "ananás ruim" (incomestível), em referência ao fruto da bromélia que tem semelhanças com o do abacaxi.
Para se compreender como surgiu o povoado de Puxinanã, é preciso nos deportamos a construção da barragem em 1924, no Governo de João Suassuna, que foi o ponto de partida para a ocupação e colonização da região, barragem esta que serviria para abastecer o município de Campina Grande.
Naquele período já existiam no local algumas casas além de alguns sítios mais afastado como os de Antônio Gomes do Nascimento e da família Pereira da qual o governo do Estado adquiriu o terreno para a construção do açude.
Naquele mesmo período, a Igreja matriz também foi doada por Antônio Gomes do Nascimento, que começou a ser construída no ano de 1955.
Com o início das obras para a construção da barragem, o povoado começou a receber um expressivo contingente de trabalhadores, que estabeleceram moradias no local, dando início de fato a povoação.
No dia 10 de dezembro de 1953, quando da criação do município Pocinhos, Puxinanã, que que pertencia a Campina Grande , passou a fazer parque administrativamente, do recém-criado município.
Com o seu desenvolvimento, a população começou a lutar pela emancipação política da localidade, ocorrendo em 11 de dezembro de 1961, através da Lei nº 2611.
Assim, em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Puxinanã, permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950.
Pela lei estadual nº 986, de 10 de dezembro de 1953, o distrito de Puxinanã deixa de pertencer ao município de Campina Grande, para ser anexado ao novo município de Pocinhos, permanecendo em territorial datada de 1 de julho de 1960.
Finalmente, o distrito foi elevado á categoria de município com a denominação de Puxinanã, pela lei estadual nº 2611, de 11 de dezembro de 1961, de desmembrado de Pocinhos, sede no antigo distrito de Puxinanã, constituído o distrito sede em 28 de dezembro de 1962, constituindo definitivamente sua divisão territorial datada de 2007.