• Siga-nos!
×

Mensagem de status

Buscando sua localização......

Santa Luzia

Santa Luzia

Localizado na região do Seridó Ocidental Paraibano e integrante da Região Metropolitana de Patos, na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), possui uma área de 455,702 K quadrados, clima semiárido, com uma altitude 299, ficando a uma distância de aproximadamente 273 Km para a Capital do Estado João Pessoa.

Surgido com a denominação de Sabugi, que significa na linguagem indígena "olho d'água barulhento". O primeiro contato dos nativos foi com o Sargento-Mor Matias Negreiros, em 1702, que ocupou vasta área de terra.

Assim, por volta do ano de 1710, Isidoro Ortins de Lima ali se estabeleceu e construiu currais de gado, junto á cachoeira do Ingá, sendo o português Geraldo Ferreira o primeiro a edificar em terreno onde hoje se situa a Cidade.

O Português tornou-se proprietário de inúmeras terras, que anos mais tarde legou ao seu sobrinho, Geraldo Ferreira Nunes Sobrinho, procedente de Mamanguape. Com a morte do tio, acrescentou ao patrimônio uma sesmaria, no riacho do saco.

Em 1773, Geraldo Nunes Sobrinho edificou a capela de Santa Luzia, onde em 1857, foi criada a paróquia do mesmo nome.

Por volta de 1866, chegou á localidade o missionário nordestino, Padre Ibiapina, que ampliou o açude construído por Geraldo Nunes Sobrinho, denominado Açude da Caridade, que mais tarde, levaria o nome do missionário.

Em 06 de outubro de 1857, o distrito foi criado com a denominação de Santa Luzia do Sabugi, pela Lei provincial nº 14, e sendo elevado a categoria de vila com a denominação de Santa Luzia do Sabugi, pela Lei provincial nº 410 de 14 de novembro de 1871, desmembrado de Patos, sede no atual distrito de Santa Luzia do Sabugi, constituindo o distrito sede em 27 de junho de 1872.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município constituído do distrito sede, permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15 de novembro de 1938, o município de Santa Luzia do Sabugi passou a denominar-se simplesmente Santa Luzia.

Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o município de Santa Luzia passou a denominar-se Sabugi. E por ato das disposições transitórias constitucionais, promulgado em 11 de junho de 1947, o município de Sabugi voltou a denominar-se Santa Luzia, que em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede, permanecendo em territorial datada de 2007.