Sossego
Localizado na microrregião do Curimataú Ocidental e integrante da Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), possui uma área territorial de 155 Km quadrado, clima semiárido, com uma altitude 580 m, ficando a uma distância de aproximadamente 228 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
A partir de 1850, o desenvolvimento da cultura do algodão juntamente com o aguardente, propiciou a abertura de estradas e consequentemente intensificação do povoamento no interior do Estado, principalmente no Brejo e no Agreste.
Assim, no final do século XIX, as margens do Riacho da Telha, surge o povoado de Sossego, que servia de ligação entre o Brejo e Conceição do Azevedo, hoje Jardim do Seridó, passando por Pedra Lavrada.
A Vila de Sossego se ergueu a partir da Fazenda, Sossego pertencente ao Capitão Pedro José de Maria conhecido como Pedro Grande. Conforme consta em documentos de arrecadação de imposto ao Estado, datado do ano de 1902, feito pelo referido capitão Pedro José de Maria referente a uma casa e produção daquele lugar obtida nos anos de 1900 a 1902.
As referidas terras foram adquiridas por Pedro José de Maria, em 1870, antes pertencentes ao Senhor Euzébio Dias, onde faziam parte da Data Riachão de nº 296, que foi requerida em 1742 pelo mestre de campo Mathias Soares Taveira.
Em 1904, foi possível resgatar documentos de arrecadação do Sr. Manoel Pedro de Maria, que refere-se a impostos pagos a Vila de Cuité por uma residência de sua propriedade no lugar onde encontrava-se a vila de Sossego.
A casa foi parcialmente destruída pela falta de cuidados dos seus herdeiros, e o que sobrou da primeira residência do povoado, onde abrigou sua primeira escola.
Em 1925 o senhor Horácio Ferreira comprou as terras de Lourenço Pedro de Maria e construiu uma casa de futebol. Assim, começou a chegar ao Sossego os primeiros comerciantes.
Com o movimento dos comerciantes, em 1961 surgiu a ideia de se erguer uma Capela no povoado, onde o senhor Antônio Francisco de Souza, doou uma área na qual foi construída a Igreja que tem como padroeiro Santo Antônio.
O distrito foi criado com a denominação de Sossego, pela lei estadual nº 2649, de 20 de dezembro de 1961, subordinado ao município de Cuité.
Em divisão territorial datada em 31 de dezembro de 1963, o distrito de Sossego figura no município de Cuité, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de junho de 1995.
Foi elevado á categoria de município com a denominação de Sossego, pela lei estadual nº 5901, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Cuité, sede do antigo distrito de Sossego. Constituído o distrito sede, instalado em 01 de janeiro de 1997.
Em divisão territorial datada de 15 de julho de 1997, constituído do distrito sede, permanecendo em divisão territorial datada de 2007.