Taperoá
Localizado na microrregião do Cariri Ocidental, área geográfica de abrangência do semiárido, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma área territorial de 640 Km quadrados, com uma altitude de 532 metros, de clima semiárido, ficando a uma distância de aproximadamente 261 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
Considerados como os primeiros habitantes da antiga Vila de Taperoá, o fazendeiro Francisco Tavares de Melo, o Capotão Gonsalo Pais Chaves e o Ajudante Cosme Pinto. Foram eles os primeiros a receberem da coroa, no ano de 1703, terras na encosta da serra da Borborema as margens do rio (Unebatucu), hoje conhecido como rio Taperoá, onde construíram casas e fundaram fazendas.
Conta á história que na região onde hoje se encontra a cidade de Taperoá, houve uma grande batalha entre os republicanos da Confederação do Equador contra as forças legalistas, onde estas últimas saíram vitoriosas.
Por volta de 1830, Manuel de Farias Castro, que era descendente dos Farias Castro de São João do Cariri, fundou nas proximidades onde hoje se encontra a cidade de Taperoá, onde passou a residir e constituiu família, juntamente com o português Costa Vilar que, com seus descendentes trabalhadores, contribuíram para o desenvolvimento da vida local.
Em 1860, os populares mais influentes da Vila tiveram a ideia de construir de uma capela, onde em seu entorno se concentrava algumas construções, onde mais tarde dariam origem ao Municipal. Porém, tal construção, só seria iniciada em 1865, depois de resolvida a divergência entre os mais bastardos, sobre o local exato onde deveria ser erguer a capela. Assim, depois de muitos entraves, finalmente a capela foi concluída em 1874.
Hoje, a cidade de Taperoá, é famosa por nela transcorrer toda a história da peça "O Auto da Compadecida", do escritor Ariano Suassuna, e também por ter sido nela gravado a minissérie "A Pedra do Reino", no ano de 2007.
O distrito foi criado com a denominação de Batalhão, pela lei provincial nº 475, de 13 de outubro de 1873, e foi elevado á categoria de vila com a mesma denominação, pela lei provincial nº 829, de 06 de outubro de 1886, desmembrado de São João do Cariri, sede na povoação de Batalhão.
Em 23 de novembro de 1905, o município de Batalhão passou a denominar-se Taperoá, através de Lei Municipal.