São Miguel de Taipu
Localizado na microrregião de Sapé, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui uma área territorial de 93 Km quadrado, clima semiárido com chuvas no verão, altitude de 45 metros, e fica a uma distância de aproximadamente 64 Km para a Capital do Estado João Pessoa.
No século XIX, com o aparecimento dos portugueses na região, mais precisamente ás margens do Rio Paraíba, surgiram algumas fazendas de gado, o que contribuiu para o surgimento do povoado. Porém, não há registro preciso da data sobre o núcleo que deu origem a vila de São Miguel de Taipu.
A intenção dos que ali fixou moradia naqueles primeiros anos, era a de plantar e cultivar cana-de-açúcar, por reunir condições favoráveis á produção.
Anos mais tarde foram fundados os engenhos Corredor, Maravilha, Oiteiro, Itapuá entre outros, sendo o principal o engenho Taipu, onde surgiu o núcleo que deu origem á Vila, cuja construção foi iniciada no dia de São Miguel, 29 de setembro de 1951.
A Igreja Matriz de São Miguel foi construída em 1875, pelo então vigário João António Rodrigues.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Espírito Santo o distrito de São Miguel de Taipu.
Pela lei estadual nº 2036, de 10 de abril de 1959, o distrito de São Miguel de Taipu, deixa de pertencer do município da Cruz do Espírito Santo para ser anexado ao município de Pilar.
O povoado foi elevado á categoria de município com denominação de São Miguel de Taipu, pela lei estadual nº 2667, de 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Pilar.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.