• Siga-nos!
vista-parcial-da-cidade-de-jonco-do-serido-paraiba-brasil.jpgvista-parcial-da-cidade-de-jonco-do-serido-paraiba-brasil.jpgisset
Junco do Seridó

Junco do Seridó

Informações da Cidade

Galeria de Fotos
Galerias: 
História

Localizado na Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano e integrante da Região Metropolitana de Patos. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área territorial é de 160 Km quadrado, com uma altitude de 590 m, clima semiárido, ficando a uma distância de aproximadamente 240 Km da Capital do Estado João Pessoa.

Tendo o nome originário de uma planta aquática, "Junco" e Seridó, por estar localizado na micro região assim denominada. Contudo, a denominação "Chorão" foi o primeiro nome dado a cidade do Junco, nos anos de 1892 com a implantação da fazenda "Unha de Gato" de propriedade do então fazendeiro Balduino Guedes, que deu origem sede do município de Junco do Seridó.

Sua origem também está interligada com surgimento de outras comunidade rurais e de inúmeras fazendas de animais a exemplo de "Unha de Gato".

A povoação que formou a sede do atual Município, foi fundada por volta de 1931 c, quando da construção da residência de Manoel Balduino, filho de Balduino Guedes, e também de famílias tradicionais a exemplo dos Nóbrega, Oliveira, Medeiros, Santos, Cunha, Araújo, Santana, Coelho, Ferreira, Donato e outras.

Em 1933 foi rezada a 1ª Missa Oficial, sob a copa de uma Baraúna. A Missa foi celebrada pelo padre Apolônio Gaudêncio. No ano seguinte teve inicio á construção da igreja de Santo Onofre hoje Matriz da Paróquia de Santo Onofre concluída por volta da década de 1940.

O distrito foi criado com a denominação de Junco do Seridó, com terras doadas do distrito de Santa Luzia, pela lei estadual nº 318, de 07 de Janeiro de 1949, e sendo subordinada a este município.

Sua divisão territorial data de 1 de julho de 1950, tendo o distrito o nome "Junco do Seridó", figura no município de Santa Luzia. Assim permanecendo em divisão territorial datada até 1 de julho de 1960.

Contudo o Município foi elevado á categoria de município com a denominação de Junco do Seridó, pela lei estadual nº 2080, em 22 de novembro de 1961, desmembrado de Santa Luzia, sede no antigo distrito de Junco do Seridó, constituído provisoriamente o distrito sede em, 01 de janeiro de 1962.

Em fim, a divisão territorial definitiva do Município de Junco do Seridó, é datada em 31 de julho de 1963, quando é constituído o distrito sede, permanecendo em divisão territorial datada de 2007.